

Alice Neto de SousaPT
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
“Cardápio Poético”
28 JUNHO _ sábado
16h30 > 19h30
RUA WOOL – Rua Alexandre Herculano
Alice Neto de Sousa (n. 1993), é uma poeta, escritora e letrista nascida em Portugal, com raízes em Angola. Licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora, com interesse na área social, educação e na inclusão através das artes. Inquieta por natureza nas palavras e nas escolhas, gosta da liberdade de pensar e de sentir.
Alice foi poeta convidada para a abertura solene das comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril, onde apresentou o poema inédito “Março”. O manuscrito do poema foi depositado na cápsula do tempo “100 anos de democracia”, peça de cortiça que guarda objetos simbólicos e será aberta nos cem anos do 25 de Abril. Autora de poemas dispersos em antologias em Portugal e no Brasil, em 2021 viu o seu poema “Terra” dar nome à coletânea “Do que ainda nos sobra da guerra”, publicado pela editora brasileira Ipêamarelo. Participou ainda no Brasil, em 2022, na 20ª edição da Flip – Festival Literário Internacional de Paraty.
Foi presença assídua no programa televisivo “Bem-Vindos” na RTP África (2021 a 2023) e Poeta Residente na Fundação Calouste Gulbenkian (2024). Tem poemas no jornal Mensagem de Lisboa e fez parte da bolsa de poetas da associação cultural A Palavra. Atualmente procura nos palcos através da palavra e da poesia dita “afiar a língua” para temas sociais emergentes, destacando-se o poema “Poeta” , que desde 2022 conquistou as redes sociais e tem voado pelo mundo.