

Lígia FernandesPT
MURAL
21 > 29 JUNHO
01 – Rua Rui Faleiro, junto do 42
02 – Travessa dos Ferreiros, 15
03 – Rua Jornal Notícias da Covilhã (frente ao 2)
Lígia Fernandes é uma artista visual e curadora portuguesa focada na intersecção entre as artes visuais, a arte socialmente implicada e as economias comunitárias. No seu trabalho, utiliza o desenho e a pintura como ferramentas para explorar universos culturais, etnografias e identidades, e a organização como meio para criar espaço de partilha, colaboração e criação.
A sua investigação e prática artística é frequentemente o resultado de uma pesquisa específica ao local e visa abordar a ligação com a sua identidade colectiva. Há, em todo o seu trabalho, a consciência permanente de um ponto de vista português. Actualmente está interessada em estudar o amor enquanto processo de organização e criação de projectos enraizados nas comunidades.
É actualmente estudante de Doutoramento em Arte&Design na Academia de Arte da Estónia. Possui uma Pós Graduação em Curadoria e Comissionamento de Arte Pública pela HDK-Valand, Universidade de Gotemburgo, um Mestrado em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e também um Mestrado e Licenciatura em Economia pela UCP-FCEE. Dedica-se ao desenho e pintura desde 2014, tendo participado em várias exposições, residências e programas de intercâmbio em Portugal, Hungria, Montenegro, Letónia e Estónia. Desde 2020 também co-criou vários projectos artísticos e comunitários em curso, tais como Panorama, Lisbon Drawing Club, Artists Anonymous, Art&Craft Refúgio e Mais Uno +1.
Enquanto projectos de arte pública destacam-se a participação no projecto Zambujal 360 e Residência Artística LEPAC, no Bairro da Tabaqueira.

