Martha CooperEUA
CONVERSA
15 JUNHO _ sábado
16h30
RUA WOOL – Casa das Morgadas _ Salão dos Continentes
Martha Cooper é uma fotógrafa documental que se especializou em fotografar arte e arquitetura urbanas há mais de quarenta anos. Em 1977, Martha mudou-se de Rhode Island para Nova Iorque e aí trabalhou durante três anos como fotógrafa na equipa do NY Post. Durante esse período, começou a documentar o graffiti e o B-Boying, temas que levaram à sua extensa cobertura dos primórdios do Hip Hop, à medida que este emergia do Bronx. Estas fotografias, publicadas em todo o mundo, ajudaram a fazer do Hip Hop o movimento internacional predominante que é atualmente.
O seu livro Subway Art (com Henry Chalfant) é publicado desde 1984 e é carinhosamente chamado de “bíblia” pelos artistas de graffiti.
O trabalho de Martha foi exposto em museus e galerias de todo o mundo e publicado em várias revistas, desde a National Geographic à Vibe.
O documentário Martha Cooper: A Picture Story, da realizadora Selina Miles, teve a sua estreia no TriBeCa International Film Festival em 2019, na cidade de Nova Iorque, e já foi exibido na edição de 2020 do WOOL.