“A MISSÃO DAS ORGANIZAÇÕES CULTURAIS” com Maria Vlachou

acção de capacitação

27 JUNHO _ 6ª feira
09h30 > 12h30
Centro de Inovação Cultural da Covilhã – TMC, Praça do Município 1

 

 

Público: profissionais com responsabilidades na área da direcção e gestão de espaços culturais, comunicação, serviços educativos e/ou relações públicas.

 

Inscrições: gratuitas, mas limitadas a 20 pessoas, mediante inscrição obrigatória AQUI.

Depois de no ano passado termos introduzido na programação um novo bloco programático com foco no pensamento sobre Arte e Cultura, contextualizando-as na realidade do nosso festival e território, nesta edição 2025 alargamos esta intenção de convocar reflexões e partilha de conhecimentos e experiências através de acções de capacitação e masterclasses.

Em Portugal, a maioria das organizações culturais entende como “missão” a descrição do que faz. No entanto, raramente se questionam sobre o porquê de fazerem o que fazem, qual o seu propósito, qual a sua razão de existir. E quem sentiria a sua falta se desaparecessem?

Esta acção de capacitação, orientada por Maria Vlachou, pretende aprofundar conceitos e ajudar na definição concreta da missão – curta, clara, concisa – que permite orientar o trabalho, investir bem os recursos existentes, cumprir objectivos e dar resposta às necessidades e exigências das comunidades em que estamos inseridos e afirmamos estar a servir.

Irá promover uma discussão dinâmica e reflectir de forma concreta sobre a realidade das pessoas inscritas, as organizações em que trabalham e aquelas cuja actividade acompanham.