ANA LUA CAIANO & ADUFEIRAS DO PAULPT
10 > 14 JUNHO
apresentação dos resultados da residência
14 junho _ 6ª feira
21h30
traseiras do edifício da Câmara Municipal da Covilhã
ANA LUA CAIANO explora a fusão musical da música tradicional portuguesa, com a música electrónica. Cria melodias que remetem para a tradição – fazendo uso de coros, harmonias e cânones – numa união perfeita com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano. Actuando num formato “one woman show”, é considerada uma “artista revelação”, tendo já apresentado ao vivo os seus dois EPs – “Cheguei tarde a ontem” e “Se dançar é só depois” -, em várias dezenas de palcos nacionais e internacionais, tais como o festival EUROSONIC, WOMEX, BIME Bilbao, MIL Lisboa, Fira B!, MUM, Live Europe, Les Trans Musicales, entre muitos outros. Em 2023 foi uma das nomeadas para os “Music Moves Europe Awards”, que celebram a diversidade da música europeia e os artistas emergentes que representam o «som europeu de hoje e de amanhã» e mais recentemente, foi uma das nomeadas para ‘revelação do ano’ nos prémios PLAY.
As ADUFEIRAS DA CASA DO POVO DO PAUL são um grupo formado por 20 elementos do sexo feminino, com idades compreendidas entre os quatro anos e sessenta anos que, devidamente trajadas, interpretam e representam com toda a alma, “algum saber do nosso povo, da nossa identidade cultural”.
Um património imaterial que vão recuperando e aumentando através da recolha de lengalengas, adágios populares, provérbios, orações, canções de todo o ano, que misturadas com os sons dos adufes, das peneiras e pedrinhas, nos remetem para um jogo rítmico e para novas musicalidades das palavras, sob a forma de um jogo poético. Já se apresentaram por inúmeros palcos do nosso País e na Europa.
Esta residência colaborativa, em busca de sonoridades tradicionais e contemporâneas do nosso território, promete ser inesquecível. E tu não vais querer perder!