
“DESENHOS EFÉMEROS: o desenho como performance” orientada por António Jorge Gonçalves
28 JUNHO _ sábado
10h00 > 12h00
Centro de Inovação Cultural da Covilhã – TMC, Praça do Município 1
Público: estudantes de áreas artísticas (Artes, Cinema, Teatro, Belas Artes, Artes Digitais, Ilustração, Desenho, etc.), profissionais e amadores da área.
Inscrições: gratuitas, mas limitadas a 20 pessoas, mediante inscrição obrigatória AQUI.
Depois de no ano passado termos introduzido na programação um novo bloco programático com foco no pensamento sobre Arte e Cultura, contextualizando-as na realidade do nosso festival e território, nesta edição 2025 alargamos esta intenção de convocar reflexões e partilha de conhecimentos e experiências através de acções de capacitação e masterclasses.
Nesta masterclass, António Jorge Gonçalves guiará os participantes numa viagem que atravessa, através de fotografias e vídeos, o seu percurso de desenho nas várias declinações: banda desenhada, ilustração, cartoon político e performance visual.
Explicará o seu método e dinâmica performativa do desenho digital em tempo real, possibilitando aos participantes a experimentação directa das suas possibilidades e da articulação do movimento humano com esta linguagem.
Pretende-se inspirar o desenvolvimento da potencialidade performativa do desenho, que é uma ferramenta de expressão ao alcance de todos e em constante transformação.