“TODOS SOMOS O OUTRO”

acção artística comunitária

ACÇÃO ARTÍSTICA COMUNITÁRIA
“Todos Somos o Outro”

 

ABRIL > JUNHO

 

13 MAIO _ 3ª feira
Centro de Ativ’idades | formação

20 + 21 MAIO _ 3ª feira + 4ª feira
visitas às freguesias de Peraboa, Unhais da Serra e Sobral de São Miguel

27 MAIO _ 3ª feira
Centro de Ativ’idades | aberto ao público

9 JUNHO _ 2ª feira
visita à freguesia de Casegas + Centro de Ativ’idades | aberto ao público

16 JUNHO _ 2ª feira
Centro de Ativ’idades | aberto ao público

24 + 25 JUNHO _ 3ª feira + 4ª feira
Centro de Ativ’idades | aberto ao público

28 JUNHO _ sábado
RUA WOOL – montagem da peça: 28 junho (sábado)

29 JUNHO _ domingo
apresentação final da peça (durante o almoço comunitário)

“Todos Somos o Outro” é uma acção artística comunitária que convida centenas de mãos a tecerem, ponto por ponto, um grande tapete de esmirna. Cada participante cria um quadrado de 30cm, que, quando unido a todos os outros, formará parte de uma peça colectiva.

Este é também um convite ao encontro e à colaboração, possível através das sessões de trabalho que irão decorrer no Centro de Ativ’idades da Covilhã ou através dos kits que estarão disponíveis em vários locais da nossa cidade, que poderão ser levantados, feitos em casa e entregues depois, permitindo que todos participem, ao seu ritmo, no seu espaço.

Mais do que um tapete, “Todos Somos o Outro” é um gesto de empatia: uma forma de conhecermos quem é diferente de nós e percebermos que temos mais em comum do que parece. Por isso, poderemos afirmar que no final desta acção, estarão representadas nesta obra as muitas vozes da comunidade da Covilhã, sem distinção de idade, cor, capacidade, nacionalidade ou origem. Porque no fundo, cada ponto é único, mas todos contam a mesma história: a de que pertencemos uns aos outros.

 

O projecto A Avó Veio Trabalhar é uma iniciativa que visa combater o isolamento social e promover a inclusão digital de idosos, através do desenvolvimento de actividades intergeracionais que conectam as gerações mais velhas às mais novas. Através de oficinas, eventos e programas de capacitação, o projeto cria oportunidades para que os mais velhos se envolvam no mercado de trabalho de forma adaptada às suas condições e experiências. Além disso, busca valorizar o conhecimento e as vivências da terceira idade, ao mesmo tempo que ajuda a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar social dos participantes.