WOOL TALKS

pensamento

27 JUNHO _ 6ª feira
14h30 > 19h00
Auditório do CIEC – Centro de Inovação Empresarial da Covilhã, Rua António Augusto de Aguiar 60

 

 

As WOOL TALKS 1 + 2 terão disponível tradução simultânea Inglês-Português, Português-Inglês e Espanhol-Inglês.

 

Vagas muito limitadas, mediante inscrição e confirmação de pagamento.

 

Valor de acesso (modalidade única): 5€ _ o valor inclui oferta de tote bag WOOL 2025.

 

Programa, informações e inscrições AQUI.

Depois de no ano passado termos introduzido na programação um novo bloco programático com foco exclusivo no pensamento sobre Arte e Cultura, contextualizando-as na realidade do nosso festival e território, nesta edição 2025 as WOOL TALKS regressam num formato mais reduzido, mas sempre ampliador de partilha de conhecimentos e de experiências.

No dia 27 de junho, regressamos ao CIEC – Centro de Inovação Empresarial da Covilhã, uma casa que tão bem nos acolheu, para duas apresentações que pretendem levantar reflexões pertinentes sobre criação em espaço público, democracia e acessibilidade cultural, todos temas pertinentes e urgentes debater no cenário actual do nosso país, que se continua a ambicionar mais inclusivo, coeso e descentralizado, também culturalmente.

 

PROGRAMA

14h30
Registo de participantes 

 

14h45
Sessão de ABERTURA
Lara Seixo Rodrigues, co-fundadora do WOOL
José Miguel Oliveira, Vereador da Câmara Municipal da Covilhã

 

15h00 > 16h00
TALK 1
– “De 1,3% para 23%: o espaço público como terreno da democracia cultural”
Maria Vlachou (Grécia)
Paulo Fernandes (Portugal) _ moderação

Na madrugada do dia 19 de Maio, a jornalista Bárbara Reis (Público) lembrava-nos que, em seis anos, o Chega passou de 1,3% para 23%. A análise deste facto (também enunciado, há seis anos, pelo presidente do partido) pode ser feita de vários pontos de vista: político, histórico, sociológico. Podemos falar de educação e dos media. Mas devemos falar de cultura também. Porque é que as pessoas, e especialmente as mais jovens, se sentem atraídas por visões autoritárias e discursos de ódio? Sendo a defesa da democracia um esforço conjunto, qual o papel específico da cultura? Quando se deseja uma democracia cultural e a participação dos cidadãos, qual a importância do espaço público no processo?

 

16h00 > 17h00
TALK 2
– “Antes – depois: arte pública e contextualização
Olivier Landes (França)
Doug Gillen (Reino Unido) _ moderação

Ao contrário dos espaços interiores de exposição de pintura, o espaço público não é neutro. Envolve aquilo a que muitas vezes se chama o “contexto” das obras, que influencia a maturação dos projectos artísticos, através da arquitectura, da paisagem ou da história dos lugares. Será demonstrado de forma prática, através de imagens “antes/depois”, como o contexto alimenta as intervenções artísticas, em ambientes urbanos, rurais ou patrimoniais.

 

(pausa para café)

 

17h30 > 19h00
VISITA GUIADA
pelo Roteiro de Arte Urbana WOOL, pela co-fundadora Lara Seixo Rodrigues (Portugal)