Alice PasquiniIT

TALK 01 

 

“Como se trabalham estas expressões urbanas em territórios de baixa densidade e contextos rurais?”

 

14 JUNHO
9h45 > 11h45
CIEC – Centro de Inovação Empresarial da Covilhã _ Rua António Angusto Aguiar, 60

Artista e fundadora do CVTà Street Fest (IT)

Alice Pasquini é uma artista multifacetada cujo trabalho se estende por superfícies urbanas, galerias e museus em mais de cem cidades do mundo. A sua exploração artística abrange temas de vitalidade feminina e as possibilidades tridimensionais do seu meio, transitando sem esforço entre explorações urbanas e instalações que utilizam materiais usados.
Originária de Roma, Alice licenciou-se na Academia de Belas Artes e, desde então, viveu e trabalhou em vários países, incluindo a Grã-Bretanha, França e Espanha. Prosseguiu os seus estudos em animação na escola Ars Animación em Madrid e obteve um mestrado em estudos críticos de arte na Universidad Computense em 2004.
Ao longo da sua carreira, Alice realizou numerosos projectos de prestígio, incluindo a conceção de libretos para o Teatro Comunale di Bologna e a colaboração com organismos governamentais em projectos como a instalação 3D “Under Layers” em Ostia, Roma. As suas obras foram expostas em instituições de renome, como o Museo Italiano em Melbourne, a Saatchi Gallery em Londres e o Museu de Arte Contemporânea MACRO em Roma.
Em 2016, foi nomeada directora do CVTA’ Streetfest em Itália, solidificando ainda mais o seu impacto na cena artística internacional.
Em 2019, “Crossroads, a Glimpse Into the Life of Alice Pasquini”, a primeira antologia do seu trabalho, foi publicada pela DRAGO Publishing, cimentando o seu estatuto como uma figura de destaque na arte contemporânea.

As linguagens da arte de rua conquistam e redesenham a paisagem urbana de um sugestivo recanto de Molise, a aldeia de Civitacampomarano, na província de Campobasso. As ruas da cidade são cenário do festival “CVTà – Street Fest”. A direção artística do evento é assinada por Alice Pasquini, também conhecida como AliCè. É a associação cultural CivitArt que organiza o Festival e o apoia em conjunto com o Município de Civitacampomarano. O evento também conta com o patrocínio do Município de Civitacampomarano e da Região de Molise.
Um festival de arte de rua só pode nascer através da participação e partilha do projeto por toda uma comunidade. Nesta perspectiva, foram os próprios habitantes de Civitacampomarano que oferecem a parede mais bonita, a vista mais encantadora, o panorama mais precioso à disposição dos artistas. Cada um dos seis artistas é convidado a realizar a sua própria intervenção na pele da antiga aldeia ao longo dos quatro dias em que decorrerá o evento, trabalhando em contacto próximo com os habitantes locais. O resultado será uma proposta capaz de oferecer, tanto a quem passa diariamente por aquelas ruas como aos visitantes, a possibilidade de olhar para as antigas muralhas desgastadas pelo tempo com um olhar completamente novo, que surge da cooperação da comunidade com os artistas convidados.