João AidosPT
TALK 03
“Poderá a Arte Urbana ser instrumento de políticas públicas para o desenvolvimento dos territórios?”
14 JUNHO
14h30 > 16h00
CIEC – Centro de Inovação Empresarial da Covilhã _ Rua António Angusto Aguiar, 60
Engenheiro, gestor e programador cultural
João Aidos é gestor, programador, produtor e engenheiro projectista com profunda ligação à rede e tecidos culturais em todo o território nacional, sendo também licenciado em Teatro com uma especialização em estudos teatrais. Tem estado ligado a inúmeros projectos no âmbito da Rede Nacional de Teatros e Cineteatros, tendo exercido como cargos de maior relevo o de Director-Geral das Artes no Ministério da Cultura; gestor, coordenador do projecto e programador do “complexo” Convento São Francisco (Coimbra). Foi Director Artístico do Teatro Aveirense (Aveiro), do Teatro Virgínia (Torres Novas), do CAA – Centro de Artes de Águeda. Neste momento é responsável pelo projecto Santarém Cultura, pela programação do TMO-Teatro Municipal de Ourém, assim como, consultor do Projecto do novo CECQ- Centro de Educação e Cultura de Quarteira. É também Conselheiro Portugal Expo Dubai 2021/22.
Coordenou ainda e foi autor de projectos de execução de recuperação e construção de vários teatros e espaços culturais, entre os quais o Teatro Virgínia em Torres Novas, o Teatro Aveirense (Aveiro), o Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), o Teatro Municipal de Faro, Teatro-Cine de Fafe, Oficina Municipal da Cultura (Coimbra), Cine-Teatro Alba (Albergaria-a-Velha), Teatro Garrett (Póvoa do Varzim), Espaço Oficina (Guimarães); Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas dos Açores (Black-Box), Cine-Teatro da Lousã (Penacova), Cine-Teatro de Ourém; Teatro de Vale de Cambra; Sala Roxy (Guadalajara-México); Cine-Teatro S. Geraldo – estudo prévio (Braga – Media Arts), Teatro Municipal de Covilhã – Centro de Inovação Cultural (Covilhã); Teatro Ibérico (Lisboa); Cine-Teatro de Abrantes, entre outros.
Organizou ainda as conferências: “Encontros com a Lusofonia”; “O Parque e a Cidade”; “Conversas no Convento”, “Encontros com a Cultura” na Covilhã e as conferências “Terras de Cabral” em Santarém.
João Aidos foi também actor, sendo fundador da ACTA – Companhia de Teatro do Algarve e Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro, além de fundador de várias redes de programação nacionais e internacionais, entre muitos outros projetos ligados à consultoria, planeamento cultural e gestão de projetos.