Luis García AlamánES
TALK 01
“Como se trabalham estas expressões urbanas em territórios de baixa densidade e contextos rurais?”
14 JUNHO
9h45 > 11h45
CIEC – Centro de Inovação Empresarial da Covilhã _ Rua António Angusto Aguiar, 60
Cofundador do ASALTO – Festival Internacional de Arte Urbano (ES)
Luis Garcia Alaman (1977, Saragoça) formou-se em design gráfico na Escuela Superior de Diseño de Aragón, completando posteriormente os seus estudos com um mestrado em Gestão Cultural e outro em Experiência do Utilizador.
Desde 2005, faz parte do estúdio de design Undo Estudio, um estúdio especializado em design, produção e comunicação de projectos culturais. E do coletivo Asalto ORG, criadores e organizadores do Festival Asalto e de numerosas produções e festivais de arte urbana, tanto em grandes cidades como em meios rurais.
Actualmente, combina estas funções com o ensino do design.
ASALTO é o Festival Internacional de Arte Urbana que desde 2005 inundou as ruas da cidade de Saragoça durante vários meses com propostas artísticas vanguardistas, participativas e impactantes desenvolvidas in situ por artistas urbanos e colecionadores de arte do cenário nacional e internacional. Tratada, portanto, por uma fórmula de interação global com a cidade e com os seus bairros, tanto a nível urbano como a nível social, que ano após ano seduz tanto artistas e colecionadores como cidadãos e turistas. Como o conceito trata de uma experiência e criação artística única, todo o processo criativo e a execução do mesmo são realizados na comunidade urbana de Saragoça, sendo em suas chamadas o melhor mais alto de trabalho, a melhor tela e a melhor galeria.
Ao longo dos anos, o festival Asalto adquiriu um peso específico reconhecido na programação cultural de Saragoça, afirmando-se como uma das poucas propostas que prevalece ao longo do tempo e que a cada ano se adapta e se reinventa.