MECENATO CULTURAL

Em Agosto de 2023, o Ministério da Cultura (MC) da República Portuguesa reconheceu o WOOL como um Projecto de Interesse Cultural pelo seu alinhamento com as linhas de actuação do MC no que se refere à ‘divulgação do património histórico’, à ‘divulgação e promoção das artes’, à ‘descentralização’ e ‘internacionalização’.

Este reconhecimento, enquadra o WOOL no Regime do Mecenato Cultural, que resulta num conjunto de incentivos / benefícios de natureza fiscal que se traduz na redução de impostos* a quem (pessoas colectivas e/ou singulares) contribui para a protecção das artes e promova o desenvolvimento cultural do País, essencial a uma melhor democracia, também ela cultural.

 

Em Junho de 2024, vimos renovado o pedido de reconhecimento do WOOL como Projecto de Interesse Cultural.

 

* como exemplo, no caso de donativos concedidos por pessoas colectivas, o valor do donativo concedido ao projecto será dedutível para efeitos de benefícios fiscais, com um majoramento de 30%, ou seja, a entidade irá recuperar 130% do valor doado. Mais informação: https://www.dgartes.gov.pt/pt/servicos/mecenato_cultural

SELO QUALIDADE EFFE

Desde 2015 e até 2025, o WOOL detém o selo de qualidade EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe), promovido pela Associação Europeia de Festivais _ EFA, creconhecendo o WOOL como um “festival representativo de qualidade artística e com impacto significativo a nível local, nacional e internacional” e especificamente, por “uma abordagem cuidada ao património industrial da região: celebra-o e dá-lhe um novo significado e um novo valor num contexto pós-industrial.”.

OUTRAS

Em Setembro de 2023, como reconhecimento pelo mural realizado na edição 2023 do WOOL  – “100 anos de Leões da Serra” da autoria de Mariana Duarte Santos -, alusivo ao centenário do clube, fomos homenageados com a entrega de uma medalha na Gala do Centenário do Sporting Clube da Covilhã.

Voto de Louvor e de Incentivo, aprovado pela Assembleia Municipal da Covilhã, a 29 de Junho de 2023.

Voto de Reconhecimento, aprovado pela Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, a 28 de Junho de 2023.

Na edição 2018 do WOOL homenageámos os homens e mulheres que voluntariamente (e não só) dão a sua vida pela vida dos outros. O mural do artista Roc Blackblock levou-nos a muitos cantos e recantos do mundo, partilhado por muitos que entendem e valorizam o valor desta profissão, que é mais uma vocação ou devoção. E este simples, mas muito sentido gesto, reconhecido desde o primeiro momento e constatado durante todos os dias de trabalho, valeu-nos algo que não pedimos e não esperávamos. No dia de festejo do 143º aniversário dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, o WOOL recebeu um diploma “de amizade, de reconhecimento do gesto e do trabalho que desenvolvemos na cidade, não esquecendo ninguém”.

A propósito da edição 2018, na Sessão Ordinária de 29 de Junho da Assembleia Municipal da Covilhã, foi votado e aprovado por unanimidade um Voto de Louvor ao WOOL, por proposta do grupo municipal do CDS-PP.

MECENATO CULTURAL - LATA 65

Em Agosto de 2023 vimos o projecto LATA 65 ser reconhecido pelo Ministério da Cultura como Projecto de Interesse Cultural, enquadrando-o adicionalmente nas linhas de actuação do MC no que diz respeito à ‘divulgação e promoção das artes’, à ‘descentralização’ e ‘internacionalização’.

Este reconhecimento enquadra o LATA 65 no regime de Mecenato Cultural, que resulta num conjunto de incentivos / benefícios de natureza fiscal, que se traduz na redução de impostos* a quem contribui para a proteção das artes e promova o desenvolvimento cultural do país.

Acreditamos que este possa ser mais um passo para que o LATA 65 possa chegar a mais idosos, para os quais continua a ser limitada (para não dizer negada) a participação em actividades desta natureza, apesar dos estudos que comprovam os inúmeros benefícios da criação artística participada, concretamente um aumento da vida em 2 anos e meio!

 

* como exemplo, no caso de donativos concedidos por pessoas colectivas, o valor do donativo concedido ao projecto será dedutível para efeitos de benefícios fiscais, com um majoramento de 30%, ou seja, a entidade irá recuperar 130% do valor doado. Mais informação: https://www.dgartes.gov.pt/pt/servicos/mecenato_cultural