WOOL 2022

MURAIS

Cinta VidalES, Francis.coPT, ReskateES e RuídoPT

ACÇÃO COMUNITÁRIA

“Imaginar à mão” com MantrastePT

WORKSHOP

Ilustração com plasticina orientado por MantrastePT

EXPOSIÇÃO + INSTALAÇÃO

“10 anos de WOOL” de Nuno SarmentoPT

FILME

Projecção do filme concerto “A Covilhã industrial, pitoresca e seus arredores” de Artur Costa de Macedo (1921) musicado por First Breath After ComaPT (edição 2021)

CONCERTO

FredPT

VISITAS GUIADAS

Orientadas por elemento da organização

PEÇAS CRIADAS

5

A 9ª edição do WOOL foi inaugurada com a apresentação do livro “WOOL | Covilhã Arte Urbana 2011-2021”, que celebra os 10 anos de actuação do projecto na sua cidade natal bem como em muitas outras geografias, nacionais e internacionais, em muitos outros formatos.

Como já é hábito, as intervenções murais contaram com a presença de dois artistas portugueses e dois estrangeiros. Cinta Vidal (Espanha), Reskate (Espanha), Ruído (Portugal) e Francis.co (Portugal) foram os artistas convidados a intervir no centro histórico da Covilhã, inspirados pela identidade local, que consideramos ser tudo o que faz esta região ser um local único: tradições, músicas, gastronomia, personalidades, história, fauna, flora, etc.

O artista visual e ilustrador Mantraste foi desafiado a orientar uma acção comunitária, tendo como mote criar uma actualização da mítica tapeçaria em exposição na Galeria António Lopes – “Covilhã: cidade fábrica, cidade granja”. “Imaginar à Mão” apresentou-se como um convite à comunidade para se juntar à criação deste painel em plasticina. E após algumas largas dezenas de pares de mãos de todas as idades, centenas de ideias partilhadas e outros tantos desenhos, sempre sob a orientação atenta do artista Mantraste, obtivemos “Lembranças do Quotidiano”. Um painel de enorme colorido em que cada pormenor reflecte a visão de muitos sobre a cidade da Covilhã e a região.

Para além da acção comunitária, Mantraste orientou ainda o workshop “Dar Forma às Palavras”, no qual os participantes fizeram uso da plasticina para criar curiosas ilustrações.

Nesta edição voltámos a receber o jovem arquitecto e ‘desenhador compulsivo’ Nuno Sarmento que durante a edição 2021 fora desafiado a desenhar os 10 anos de WOOL no âmbito de uma residência artística de desenho. A sua resposta foi um longo rolo de desenho contínuo com 26m de comprimento, que se iniciou tirando partido dos inúmeros registos que existem desde a sua fundação e foi concluído somente on site durante a edição 2021. Este rolo desenhado foi finalmente revelado na exposição “10 ANOS DE WOOL” e levou até ao New Hand Lab algumas dezenas de pessoas que puderam descobrir os quase 300 pequenos desenhos que compõem este enorme e precioso registo da 1ª década de transformação do território e da comunidade através da arte, graças à passagem de Nuno Sarmento pela Covilhã, onde o seu olhar captou a arquitectura e as gentes desta terra.

O rolo original de 26 metros, aumentou-se e transformou-se numa enorme tela com quase 50 metros de comprimento que foi colocada na Ponte Pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira, acessível a todos e a qualquer hora.

Para quem não pôde assistir na edição 2021, à projecção do centenário filme “A Covilhã industrial, pitoresca e seus arredores” de Artur Costa de Macedo (1921) musicado ao vivo e com apresentação de banda sonora original pelos First Breath After Coma, apresentou-se na edição 2022 do WOOL o registo desse singular momento que vivemos pelo centro histórico da cidade.

A programação contou ainda com um concerto do talentoso Fred, que lotou o Miradouro das Portas do Sol e as habituais visitas guiadas e conversas, que mais uma vez pretendem promover o contacto entre o WOOL, os artistas e a comunidade.

Mural: Cinta VidalES _ “At Work”
Mural: Francis.coPT _ “Fiação”
Mural: ReskateES _ “Ouro”
Mural: RuídoPT _ “A Serra e a Neve”
Acção Comunitária: “Imaginar à mão” com MantrastePT _ “Lembranças do Quotidiano”
Workshop: Ilustração com plasticina orientado por MantrastePT
Exposição: “10 ANOS DE WOOL” de Nuno SarmentoPT
Instalação: “10 ANOS DE WOOL” de Nuno SarmentoPT
Filme Musicado: “Covilhã industrial, pitoresca e seus arredores” por First Breath After ComaPT (edição 2021)
Concerto: FredPT
Visitas Guiadas
Créditos Video: Mariana VasconcelosPT | Créditos Fotografia: Gonçalo Xavier CodyPT e Mariana VasconcelosPT (inauguração da exposição)