Isabel Simões PintoPT

TALK 03

 

“Poderá a Arte Urbana ser instrumento de políticas públicas para o desenvolvimento dos territórios?”

 

14 JUNHO
14h30 > 16h00
CIEC – Centro de Inovação Empresarial da Covilhã _ Rua António Angusto Aguiar, 60

Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja

É licenciada em Serviço Social, tem 49 anos e é formada em Programação e Gestão Cultural e em Intervenção Sistémica e Familiar.
Desempenhou funções de Assistente Social e de Chefe de Divisão de Educação, Ação Social e Cultura, no Município de Albergaria-a-Velha, de 1999 a 2013, destacando-se a sua participação e influência no Programa Rede Social, no Programa Municipal de Educação e na Nova Agenda para a Cultura e Criatividade do referido Município.
Em outubro de 2013 assumiu funções de Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, município de onde é natural, acompanhando, particularmente, a área da Cultura e eventos.
Em 2017 é eleita Vereadora da CM de Estarreja, cargo que ainda exerce atualmente, com delegação de competências nas áreas de Ação Social e Inclusão, Saúde, Cultura e Eventos, Ambiente, Turismo e Comunicação.
Foi Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja dois mandatos, de novembro de 2017 a novembro de 2023.

Egas Moniz era um apaixonado pela arte. À porta da casa que habitou em Estarreja, ainda hoje podemos ler: “as grandes escolas das Artes plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual do Belo”.
Desde setembro de 2016, as ruas de Estarreja transformaram-se num museu com o ESTAU, um festival que colocou a Arte Urbana a falar com a cidade, com as pessoas, com o património e com a natureza, através de murais, instalações, workshops, filmes, palestras, visitas guiadas, música e muito mais, tudo com a participação de inúmeros artistas nacionais e internacionais.