Lara Seixo RodriguesPT
TALK 01
“Como se trabalham estas expressões urbanas em territórios de baixa densidade e contextos rurais?”
14 JUNHO
9h45 > 11h45
CIEC – Centro de Inovação Empresarial da Covilhã _ Rua António Angusto Aguiar, 60
Cofundadora do WOOL | Covilhã Arte Urbana (PT)
Assume-se orgulhosamente serrana e revela que o facto de ter crescido entre duas culturas e costumes, só por si, justifica a constante curiosidade que a conduz. Que a levou a Lisboa e Barcelona para estudar Arquitectura (FA-UTL e UPC-ETSAB), mas que igualmente despertou o seu interesse por outras áreas artísticas e intensificou uma de sempre, a Arte Urbana. O associar de paixões, fez surgir o WOOL | Covilhã Arte Urbana (2011 -…) e desde então toda uma sucessão de outros formatos, geografias e públicos, sendo exemplos disso, o LATA 65 – Workshop de Arte Urbana para Idosos (2012 -…), o FAZUNCHAR (Figueiró dos Vinhos, 2019 – 2023), a Sebenta da Quarentena | 40 ideias para aproveitar o tempo (2020) ou o ESPORO | Disseminação Cultural e Artística (2022). Ao longo do seu percurso, permanece sempre o interesse pelas Artes em geral, espelhado na curadoria e produção de diversas iniciativas, entre as quais se destacam a curadoria das comitivas portuguesas nos projectos de destaque internacional, TOUR PARIS 13 (França) e DJERBAHOOD (Tunísia), a curadoria e produção da GTM – Rota Sustentada (Gaia, 2017), a exposição Livro Transformado (Coimbra, 2021) ou a curadoria e organização da exposição ATTERO do artista Bordalo II (2017) que contou com mais de 27.000 visitantes. Para a gestão de todas estas facetas, fundou a MISTAKER MAKER | Plataforma de Intervenção Artística (2014), que tem por missão a exploração de novos caminhos na produção de conteúdos e a criação de produtos artísticos que acrescentem valor social, cultural, turístico e/ou económico às comunidades e territórios. Integra o grupo motor da Red Iberoamericana de Arte Urbana, o grupo de trabalho Periferias Centrais e desde 2018, o Grupo de Reflexão sobre o Futuro de Portugal, composto por 45 quadros portugueses nascidos depois de 1974, sem filiação partidária, em estreito e exclusivo diálogo com o Senhor Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa. É, acima de tudo, alguém apaixonada por aquilo que faz.
Sendo o resultado directo de duas grandes paixões partilhadas por Lara Seixo Rodrigues, Pedro Seixo Rodrigues e Elisabet Carceller: uma pelo Graffiti / Street Art, e outra pela Covilhã e todo o seu legado histórico ligado à indústria têxtil, o WOOL | Covilhã Arte Urbana* surge em 2011 como o primeiro evento com estas características no centro de Portugal.
Desde a sua fundação, o WOOL** tem usado várias paredes no centro histórico da Covilhã para intervenções de vários artistas urbanos, com o objectivo de:
– prestar tributo à história da cidade como forma de redescobrir a sua identidade;
– despertar o interesse da comunidade para a Cultura e Arte Contemporânea;
– reabilitar áreas urbanas através da arte, tornando-a acessível a todos, democratizando-a e permitindo uma aprendizagem informal;
– envolver a comunidade em todas as intervenções e ações, de forma a que todos as sintam como suas, como parte da sua herança.
Estes objectivos têm permitido desenhar um formato específico e uma forma de trabalhar, que tornam possível introduzir estas novas expressões de Arte Contemporânea como ferramentas que provocam transformação social, cultural, económica e urbana numa comunidade.