WOOL @ Museu da Covilhã
LOCALIZAÇÃO
Rua António Augusto de Aguiar, 100-106
6200-050 Covilhã
O início da 12ª edição do WOOL | Covilhã Arte Urbana ficou marcado pela inauguração no Museu da Covilhã de uma sala dedicada a este que é o primeiro festival de Arte Urbana em Portugal, e aos seus 14 anos de actuação e transformação do espaço público e da comunidade através da Arte e da Cultura.
Esta sala celebra esta longa caminhada, feita de muitas lutas e de enorme perseverança. Celebra a passagem por 20 distintas geografias, por onde espalhámos mais de 250 intervenções, com a ajuda de enormes talentos de todo o mundo. Celebra estes 14 anos de conquistas e de distinções onde teremos sempre de destacar o Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas 2024 que nos enche de orgulho. Mas celebra também 14 anos de muitos nãos, de invisibilidade, de preconceito, que teimamos em continuar a transformar.
Por tudo isto, a entrada no Museu da Covilhã foi e é assumida por nós como um reconhecimento de tudo o alcançado até esse momento, mas com igual compromisso para o futuro, que será sempre feito para e com todos.
Especificamente, nesta pequena sala, poderás descobrir a missão e objectivos fundacionais do WOOL. Poderás ainda encontrar um conjunto de vídeos que mostram o nosso percurso ao longo das suas várias edições. Inevitavelmente, destacamos o projecto WOOL + | Arte Urbana mais acessível, vencedor do Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas, que distingue projectos que são exemplo de boas práticas na promoção da participação e do acesso à cultura em Portugal. (mais informação sobre WOOL + _ www.woolmais.org)
Esta sala disponibiliza um conjunto de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, Surdas ou com outras necessidades específicas, nomeadamente:
– vídeos com legendagem em português e intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP)
– mesa com réplica táctil de um mural e código QR que permite o acesso a audiodescrição, interpretação em LGP, versões em linguagem clara e comunicação alternativa e aumentativa.
O Museu da Covilhã, galardoado em 2022 pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Melhor Museu do Ano”, dedica-se a todas as épocas de ocupação do território, desvendando e ensinando a história da Covilhã, apresentada de diversas formas sensoriais e/ou interactivas, desde a Pré-História à actualidade. Pretende ser um espaço de divulgação, onde os objectos dialogam com o visitante através de textos claros e imagens, bem como outros recursos expositivos que ajudam a compreender cada uma das épocas tratadas. Assume-se também como uma ponte para o território da cidade e do concelho.